O Ajax não vai perder!

Português é a língua do futebol, por isso vou escrever este artigo em Português (de Portugal, pois não aprendi a falar o Português do Brasil).

Eu sou adepto do Ájax Amesterdão, fui fã desde a minha infância, mais ou menos desde os meus 6/7 anos. Também fui adepto do Dennis Bergkamp e  via os vídeos do Ájax e da equipa nacional dos Países Baixos. Para mim, o futebol total é uma parte da minha vida e não posso imaginar uma outra maneira de jogar futebol. As grandes equipas dos anos 70 e 90 são conhecidas e celebradas pelo o mundo fora – é por isso que os Ájax fazem parte do meu coração.

Há alguns anos o Ájax era controlado por um grupo de directores que gastavam o dinheiro em jogadores caros que não faziam nada. O Ájax teve problemas financeiros e há quatro anos houve uma revolução directorial, e o Johan Cruyff ganhou o control do clube. Agora o Ájax é rico (mas tem uma equipa péssima), ganharam quatro campeonatos da Liga consecutivos, e Frank de Boer (o treinador actual) é reconhecido como o melhor treinador do país.

Muitos queixam-se que não mais jogaram futebol total como antigamente. Quatro campeonatos da liga, mas ninguém não quer ver o futebol actual por causa do nível péssimo (e uma tendência em toda a liga) pois o Ájax vendeu jogadores, mas não comprou outros jogadores em côndiçoes – têm só jovens e alguns jogadores mais velhos de média qualidade. Os adeptos queixam-se que o treinador não reconhece as qualidades dos melhores jogadores – porquê que o Kolbeinn Sigthórsson está a jogar quando não marca golos? Temos o Arek Milik que joga melhor. Por quê é que Davy Klaassen está a jogar quando só corre na direcção da baliza é não ocupa-se do futebol em si e de atacar correctamente! Jogo como um médio e não como um atacante! Etc.

O Klaassen e o Milik têm outras coisas porque Frank de Boer decide os meter com titulares. Klaassen faz muito trabalho defensivo – o Serero e o Andersen não podem fazer isso, não têm forme físico suficiente. Ninguém entende porque Milik não joga – Sigthórsson nunca faz nada – mas rapidamente o Kolbeinn é substituído por Milik. Temos de esperar as substituições um pouco que aconteceram nos próximos meses é aí os resultados serão melhor.

A academia ainda não pôde livrar-se dos jovens para jogarem ao nível mundial. Temos de esperar os jovens que estes se desenvolvam para obter os resultados esperados pelos adeptos. Precisamos de paciência, o que não houve no passado porque éramos a equipa mais celebrada no mundo. Não nós podemos esquecer que temos uma geração dos jovens pronta para obter mais taças e pode ser que ainda tenhamos mais sorte na Europa também. Mesmo que não tenhamos as possibilidades financias, que as grandes equipas como o Barcelona ou o Real possuem.

O Ájax não vai perder!

Annonser

Om joannavanschaik

Science communication graduate. Music, poetry, literature, travel, science and language collide in this blog.
Det här inlägget postades i Português och har märkts med etiketterna , , , , , , . Bokmärk permalänken.

Kommentera

Fyll i dina uppgifter nedan eller klicka på en ikon för att logga in:

WordPress.com Logo

Du kommenterar med ditt WordPress.com-konto. Logga ut / Ändra )

Twitter-bild

Du kommenterar med ditt Twitter-konto. Logga ut / Ändra )

Facebook-foto

Du kommenterar med ditt Facebook-konto. Logga ut / Ändra )

Google+ photo

Du kommenterar med ditt Google+-konto. Logga ut / Ändra )

Ansluter till %s